OLÁ! EU SOU

Emely Albernaz.

Estudante de Engenharia de Computação e Design Gráfico

foto_edited_edited.jpg

Emely Albernaz

emely.albernaz@gmail.com

(67) 9 8475-4807

  • Ícone do Linkedin Branco
  • Ícone do Instagram Branco
 

Quem sou eu...

Sou designer e estudante, possuo forte senso de coletividade e colaboração, por isso sou entusiasta do Design Thinking, UX/UI design e pensamento computacional. "E o que isso tem a ver?". TUDO. O papel de designer é traduzir as necessidades em recursos que facilitem a vida das pessoas. Isso pode ser na experiência, na sensação e até o sentimento que alguém vai ter ao usar ou ver algo que eu possa ter feito. O design e a computação são grandes solucionadores de problemas, e são meus parceiros para contribuir com o mundo. 

Queira sentar-se e pegar um café,

vou contar um pouco sobre mim!

 

2

0

1

7

Grupo Ponte

Conectando aprendizes, educadores e tecnologias digitais

O Grupo Ponte desenvolve projetos nos 03 pilares: pesquisa, ensino e extensão. Assim que comecei a participar do grupo, iniciei as atividades relacionadas ao projeto OAlgoritmo. Este projeto consistiu em uma série de 12 objetos de aprendizagem para atividades de suporte às aulas de algoritmo e programação I, com objetivo de auxiliar alunos nessas disciplinas, aumentando as possibilidades de ensino-aprendizagem. OAlgoritmo foi, orgulhosamente, o primeiro software registrado no Ponte.

Centro Acadêmico

Representatividade e atividade para abrir novos caminhos

Recebi um convite para compor o Centro Acadêmico neste ano. Fiquei feliz com a proposta porque conseguia vislumbrar várias possibilidades de mudanças, principalmente o reconhecimento do CA como entidade representativa e atuante. No meu primeiro ano de gestão fiquei responsável pela coordenadoria de eventos e cultura. Ocupei uma cadeira representativa de um dos conselhos deliberativos da universidade, além de gerenciamento de conteúdo de interesse acadêmico, na página.

Estágio

Explorando ambientes diferentes, desenvolvendo novas skills 

No inicio do ano, estagiei na empresa Dourasoft do Brasil. A empresa estava passando por uma fase de mudanças e precisava fazer a contratação de pessoas para diferentes vagas, portanto fiquei responsável pelo marketing de contratação.  Eu realizei uma campanha utilizando Facebook Ads, desenvolvendo briefings para  o criador das peças e os respectivos textos, que seriam colocados na campanha. Precisei compreender o contexto da cidade para diversificar estratégias e consequentemente os posts tiveram um bom alcance do público-alvo. Por fim, a empresa realizou 4 contratações por meio dessa campanha.

Semana Acadêmica

Computação vai além da sala de aula

Uma das propostas de trabalho do CA era mudar a semana acadêmica. Nós queríamos uma semana acadêmica, organizada por acadêmicos com o apoio docente, visando compreender as necessidades dos alunos e apresentar-lhes possibilidades de carreira, em diversas campos. Eu e meus colegas, agendamos reuniões semanais com professores e coordenadores da área de computação, discutindo conteúdos, logística e patrocínios. Eu fiquei responsável pela gestão geral do evento, supervisão das tarefas, tesouraria e captação. Vale dizer que foi um grande desafio e tive que saber lidar com muita pressão. Mas no fim o sentimento de dever cumprido foi inestimável.

2

0

1

8

 
 

2

0

1

9

Heroínas Digitais

Inspirando códigos e mantendo redes

Sem dúvidas o projeto que tenho mais orgulho.  Começamos os trabalhos não oficiais em 2018 e em 2019 iniciei como bolsista. Meu trabalho é, junto com minhas colegas, ensinar o uso de ferramentas web 2.0 e lógica de programação em bloco, e também construir  materiais para introduzir temas de empoderamento feminino, sororidade e feminismo. O projeto tem a intenção de conscientizar as meninas das diversas possibilidades acadêmicas e ocupação de espaços que disseram anteriormente, que não eram nossos. O projeto faz um trabalho de construção de habilidades computacionais e senso crítico social, contribuindo para uma sociedade equalitária.

Semana Integrada

Integração é fortalecer a colaboração

Neste ano, o CA resolveu expandir a semana, não somente além da sala de aula, mas além da nossa universidade, para organizarmos uma semana com 03 instituições públicas: UFGD, UEMS e IFMS. Meu trabalho foi o mesmo da semana acadêmica anterior, pois já estava familiarizada com os processos de gestão. A semana teve um conteúdo de qualidade e quantidade suficiente para atender diversos públicos, com: 03 palestras, 05 mesas e mais de 20 mini cursos. Além de contar com mais patrocinadores interessados. Uma surpresa muito boa foi que obtivemos um lucro final satisfatório, que será usado como capital inicial do próximo evento.

TCC

Computação é multidisciplinar, equidade de gênero é fundamental

Esse ano tive que decidir o que fazer como trabalho de conclusão de curso. Eu quis solucionar um problema que deixasse as oficinas do projeto mais lineares e consistentes. Aí surgiu: "Por que não faço um material online que trabalhe habilidades computacionais e equidade de gênero?". Depois de diversas buscas exploratórias, o material está sendo desenvolvido. O objetivo é que seja dividido em módulos, disponibilizado em uma página online, para todos que quiserem realizar discussões sobre equidade de gênero na sala de aula. O TCC tem uma meta de ser implementado, testado e revisado até o fim desse ano.

Desenvolvimento

Vou além, sou a única representante dos meus sonhos

E o mundo volta aos loucos anos 20. Ano com muitas expectativas, muitos sentimentos novos e que a resiliência realmente é testada. "O que se faz quando você não sabe o que fazer? Faça algo que saiba fazer". Então fui estudar, preencher os pensamentos com assuntos que me interessam, sabendo administrar o tempo com muito respeito ao meu psicológico e sabendo que apesar das adversidades precisamos contar com nós mesmos. É como diz Mário Cortella: "Faça teu melhor, na condição que você tem,  enquanto não tem condições melhores, para fazer melhor ainda".

2

0

2

0